Epilepsia

Eplepsia

É uma doença neurológica na qual ocorrem alterações transitórias e reversíveis do funcionamento cerebral, e essas alterações podem se manifestar de diferentes formas, com diferentes tipos de crises convulsivas. Necessita de investigação e tratamento adequados.

A epilepsia é um distúrbio cerebral causado por predisposição persistente do cérebro a gerar crises epilépticas através de uma desordem na atividade neuronal do cérebro. Essas crises podem se repetir ao longo do tempo, e é necessária uma avaliação através da história detalhada das crises, o exame clínico neurológico e a análise de exames complementares como Eletroencefalograma e exames de imagem quando necessários. Muitas vezes é necessário o uso de medicações para controle das crises.

As crises epilépticas ocorrem por atividade elétrica anormal dos neurônios levando a manifestações neurológicas variadas, a depender do local do cérebro em que ocorrem. As crises podem se manifestar por vários sinais e sintomas, como alterações sensitivas, motoras e do nível de consciência. A probabilidade de um indivíduo apresentar uma crise epiléptica em qualquer momento da vida é estimado entre 5% a 10%. Em cerca de 25% das crises, um fator causal pode ser identificado. Outras vezes, não se identifica fator causal para a crise epiléptica, e muitos desses pacientes não voltarão a ter crises.

Epilepsia é uma doença crônica caracterizada por crises epilépticas recorrentes. O paciente deve apresentar pelo menos duas crises espontâneas, sem evidência de desencadeantes agudos de crises epilépticas.