Autismo


Autismo

É o transtorno do desenvolvimento infantil que mais cresce em número nos últimos anos, caracterizado por um comprometimento na comunicação social e comportamentos anormais característicos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para que a criança se desenvolva.


Autismo

Por definição, o autismo não é uma doença única, mas sim um distúrbio de desenvolvimento complexo, definido de um ponto de vista comportamental, com etiologias múltiplas e graus variados de comprometimento. As crianças com autismo apresentam comprometimento em três áreas, comunicação (atraso na fala ou fala inadequada para a idade), relação social (não brinca com crianças da mesma idade) e comportamentos estereotipados (como movimentos anormais, rigidez em manter as rotinas e alterações de sensibilidade a sons e ao toque por exemplo).

As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e idade cronológica do indivíduo, e têm início antes dos três anos de idade. As crianças podem apresentar comprometimento leve ou grave, e isso requer uma avaliação profissional detalhada O diagnóstico do autismo é clínico, ou seja, não existe nenhum exame capaz de dar o diagnóstico, apenas a avaliação de um médico com experiência na área e diferentes testes podem confirmar a suspeita.

O diagnóstico do autismo é clínico, ou seja, não existe nenhum exame capaz de dar o diagnóstico, apenas a avaliação de um médico com experiência na área e diferentes testes podem confirmar a suspeita. Os programas de intervenção precoce podem fazer uma diferença importante e produzir ganhos significativos e duradouros. Sabe-se que serviços educacionais e comunitários melhores e mais disponíveis poderão mudar o prognóstico de autistas a longo prazo.


Posts do nosso blog sobre o assunto

Sugestão: Série Atypical
Nova série norte-americana recém lançada pela Netflix, que traz como protagonista um adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com comprometimento leve, que busca uma namorada e vive as dificuldades de inserção no ensino médio. Mostra de uma forma cômica e ao mesmo tempo dramática diversas situações que ele enfrenta e levanta pontos importantes de
Saiba mais